Desde muitos anos, as pessoas buscam proteger os seus patrimônios. Seja nas áreas rurais, ou nos centros urbanos, a ideia de manter seguro tudo que amamos, está com a gente a séculos. Por isso, há algum tempo, foi criada a cerca de arame farpado. Esse arame para muro, perdurou por muitos anos e se tornou bem popular. Mas, como era esperado, o tempo passa e as coisas evoluem.
A cerca de arame farpado tem uma funcionalidade bem simples. Ela vem como uma proteção para muros que visa cobrir toda a parte de cima, impedindo que invasor trespasse ele e entre na sua residência.
O arame para muro foi usado inicialmente na proteção de campos militares para impedir que prisioneiros fugissem, por exemplo. Mas, com o passar do tempo, foram se popularizando nas cidades.
Todavia, a cerca de arame farpado tem alguns pequenos detalhes na sua produção. Ela é feita a partir da torção de dois fios de aço galvanizados, entrelaçados entre si.
Além disso, essa torção permite que a cerca de arame farpado seja mais resistente e firme na sua instalação. E, a ideia, é que as suas farpas, irão perfurar e cortar qualquer um que tente passar por eles.
Ou seja, foi uma solução bem viável por muitos anos graças a sua praticidade e durabilidade. Porém, com o passar dos anos, novas técnicas foram surgindo e a evolução natural da cerca de arame farpado surgiu!
A chegada da concertina para substituir a cerca de arame farpado
Como era de esperar, a tecnologia foi evoluindo e os produtos foram ganhando aperfeiçoamento com o passar dos anos. E não foi diferente com a cerca de arame farpado. À medida que foram aprendendo mais e pesquisando mais, as empresas de proteção patrimonial acabaram pensando em uma forma mais efetiva: a concertina.
Então, como era esperado, a concertina herdou alguns detalhes do arame para muro. Por exemplo, o seu material, já que ambos são feitos de aço galvanizado. Além disso, eles também contam com lâminas capazes de perfurar e cortar qualquer um que tentar passar por eles. Todavia, existem algumas diferenças entre ambas. Como a resistência ser maior no caso da concertina e suas lâminas maiores e mais perigosas.
Mas, a maior mudança foi na variedade. O arame para muro se limita a um modelo. Porém, em contrapartida, existem vários tipos de concertina:
- Concertina Simples: É o modelo padrão, com as espirais simples, que passam por todo o muro.
- Concertina Dupla: É a combinação de duas concertinas simples, trazendo uma camada dupla de proteção.
- Concertina Sensor: Aqui temos o modelo mais tecnológico. É uma concertina simples, mas que conta com alarme e eletrificação.
- Concertina Flat: Já neste modelo, você encontra uma concertina numa forma plana linear, que foca mais em aumentar a altura do seu muro.
Ou seja, a concertina possibilita várias formas de proteção para muros, coisa que a cerca de arame farpado não consegue prover, pois ela conta apenas com um tipo.
Em síntese, é natural que as coisas evoluam e se transformem com o passar dos anos. E, com a cerca de arame farpado, não foi diferente. A chegada da concertina no Brasil, foi um feito incrível para nós. Pois, com ela, a proteção para muros ficou muito mais efetiva e, portanto, confiável.
Além disso, os vários tipos de concertina fazem com que o arame para muro se torne uma opção menos viável, já que a falta de versatilidade do produto, faz com que seja mais fácil burlá-lo. Mas, você sabia que a Security Barriers foi a pioneira ao trazer a concertina aqui para o Brasil?! Ou seja, você já consegue imaginar a qualidade dos produtos que você encontra na Security!