Os produtos de proteção patrimonial são feitos de aço. Entretanto, não existe somente um tipo de aço no mercado. Dentre eles, temos dois muito resistentes: o aço inoxidável e o aço galvanizado. Mas, uma dúvida comum é sobre a diferença entre esses dois tipos. E, agora, vou te explicar um pouco mais sobre essas duas opções que são incríveis.
Aço inoxidável x Aço galvanizado
Primeiramente, vamos ao aço inoxidável. Ele é feito de inox, que nada mais é do que um aço que apresenta grande resistência a corrosão, seja ela da atmosfera ou de outros meios. Essa força é graças ao seu modo de produção. O aço inoxidável é feito através de uma mistura entre ferro líquido e, ao menos, 10% de cromo (ou níquel). Após isso, ele passa por um processo de pressão e molde, além de ser submetido a outro procedimento chamado decapagem que retira toda as impurezas do aço.
Além disso, essa decapagem forma uma camada de filme não corrosiva que irá se formar sempre que for retirada por algum motivo, ou seja, protegendo ainda mais o aço contra corrosão.
Todavia, o aço inoxidável não é indestrutível. Ele, graças aos seus processos, apresenta uma resistência ímpar à corrosão, mas não irá durar para sempre caso seja submetido a circunstâncias severas. Mas, a sua camada de cromo, torna ele impermeável e insolúvel à grande parte dos meios de corrosão conhecidos. Portanto, o aço inoxidável é uma ótima opção, pelo simples fato dele resistir a oxidação causada pelo oxigênio, fazendo com que ele dure muito em várias condições normais e anormais.
Em seguida, vamos ao aço galvanizado. Ele, por sua vez, passa por um processo diferente, chamado de galvanização. Este processo, nada mais é, do que revestir o aço com uma camada de zinco, bem fina. Essa camada vai proporcionar ao aço uma resistência à corrosão. Ou seja, é como se o material de aço fosse coberto com uma segunda camada para, assim, dificultar a corrosão.
O sacrifício do aço galvanizado
O aço galvanizado, como eu disse, requer um processo onde uma segunda camada é colocada em cima do material original. Portanto, a parte externa é sacrificada, para que a interna possa sobreviver por mais tempo. Porém, existem vários materiais que podem ser utilizados nesse revestimento, além do zinco galvanizado. São eles:
- Cromo
- Ouro
- Estanho
Em outras palavras, materiais resistentes permitem que o aço galvanizado dure o bastante para não prejudicar a sua utilização e conservação a longo prazo!
Agora, duas questões que ficam: O aço inoxidável enferruja? O aço galvanizado enferruja? Pois bem, a resposta é: sim, mas demora.
Veja bem, tanto o aço inoxidável quanto o aço galvanizado, irão enferrujar em algum momento de suas vidas. Mas, quando falamos em ‘’algum momento’’, queremos dizer ‘’em alguns anos’’.
Ambos passam pelos processos de galvanização e de decapagem, justamente para garantir a sua durabilidade incrível, fazendo com que algumas pessoas pensem que eles são eternos (principalmente o inoxidável). Você pode ter certeza que os dois, em condições normais, irão perdurar por tempo o bastante para que você até esqueça quando adquiriu eles.
Em síntese, tanto o aço inoxidável quanto o aço galvanizado sofrem processos na sua produção que irão garantir a sua grande resistência. Independente da sua escolha, ambas as opções irão cumprir seus papéis que são: ser rentáveis, pois não precisam de alta manutenção, resistem às ações do ambiente e não te causam transtorno (em condições normais).
Então, se você procura resistência por um preço acessível, os materiais de aço inoxidável e aço galvanizado são a sua solução! E é claro que na Security Barriers você encontra a maior qualidade possível.